Imensa perda para a estrada de ferro e para Granja, deu-se no dia 5 de
maio de 1882, quando faleceu, em consequência de uma enfermidade por uma queda
de cavalo e após longo padecimento, o engenheiro Privat. O Dr. José Privat, engenheiro proficiente e culto, era natural
do Rio de Janeiro, tendo vindo para o Ceará contratado pela extinta Companhia Cearense de Via Férrea de
Baturité, onde dirigiu por muito tempo a construção daquela estrada,
passando-se posteriormente para a Estrada de Ferro de Sobral. Contava com 47
anos de idade; era casado com D. Francisca Privat, natural de Pernambuco, tendo
deixado dois filhos com tenra idade (Luiz e Alice, com 8 e 6 anos,
respectivamente) e um póstumo. Autentico cavalheiro, de trato ameno e distinto,
estimado e admirado por todos que o conheciam, incapaz de uma palavra áspera
contra quem quer que fosse, distinguia-se o Dr. Privat por seu talento e
ilustração incomum.
Em sua homenagem denominou-se de Engenheiro
Privat um lugarejo situado à margem da via férrea, o qual dista 9 km de
Granja, no rumo norte, no segundo decênio do século passado, o pároco de
Granja, padre Vicente Martins da Costa, construiu, benzeu e inaugurou a capela
de Nossa Senhora da Conceição, a qual possui o patrimônio de 50 braças de terra
no local da igreja. Em 12 de setembro de 1915, instituiu a antiga RVC (Rede de
Viação Cearense) uma parada naquela povoação.
Fonte: André Frota de Oliveira. Livro a Estrada de Ferro de Sobral,
1994, pag. 82.
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