Últimas Novidades

1º Prefeito de Açailândia-MA foi um Granjense



VOCÊ SABIA, 
QUE O 1º PREFEITO DE AÇAILANDIA-MA; FOI UM GRANJENSE?.   Sabemos que muitos filhos de Granja, se destacaram pelas suas determinações, levado pelas suas funções diversas; e estes foram além de seu Município e Estado, se tornando notáveis pelos seus feitos. Nesta postagem homenageio uma pessoa muito querida entre a comunidade açailandense:  

RAIMUNDO TELEFRE SAMPAIO, nasceu no dia 23 de fevereiro de 1923, no município de Granja –Ceará (falecido 2009). Filho de Telefre Domingos Sampaio e Maria de Jesus Bonfim Raimundo Telefre Sampaio chegou a Açailândia dia 03 de agosto de 1973, acompanhado da esposa D. Maria Rodrigues Sampaio e dos nove filhos do casal. 

Desde então começou com sua militância política ao lado de outros companheiros, lutando pela emancipação do maior distrito do município de Imperatriz (Açailândia) que desejava se tornar independente. 

Com habilidade usou do seu hobby político para conquistar as pessoas mais idosas e lideranças comunitárias. E em função de sua luta, assim elegeu-se vereador em Imperatriz como legitimo representante do distrito de Açailândia no ano de 1976. Em 06 de junho de 1981, Açailândia foi finalmente emancipada (através da lei estadual nº 4.295, pelo então governador João Castelo) e RAIMUNDO TELEFRE SAMPAIO tornou-se o primeiro prefeito eleito pelo voto popular da cidade, com posse no dia 1 de fevereiro de 1983. Ressalto que Açailândia é o oitavo município mais populoso do Estado do Maranhão. 

Por:
Francisco das Chagas Gonçalves

0 comentários: