Últimas Novidades

Ivaldo Alves Veras


Ivaldo Alves Veras (Rádio Técnico) – Nasceu em 31 de julho de 1931, filho de Francisco Alves Veras (Chico Doca) e Dona Rita Ferreira Veras. 


Foi o sétimo da prole de seu Chico Doca, como era conhecido o seu pai. 

Entrou para a escola aos oito anos de idade e desde cedo aprendeu a consertar rádios, na oficina de seu irmão. 

Trabalhou na Rádio Amplificadora Piauiense, de 1943 a 1948; e na Rádio Difusora de Teresina-PI foi o técnico responsável no período de 1949 a 1955, tendo inclusive participado da montagem dos equipamentos. 

Convidado por seu irmão Manoel Veras chegou à Macapá, no dia 11 de maio de 1955, em companhia de sua esposa, Dona Conceição de Maria Veras, e seus dois filhos Mona Liza e Heidervaldo. Assumindo imediatamente a direção técnica da Rádio Difusora de Macapá. 

Durante 19 anos, ofereceu sua experiência profissional, desempenhando quase todos os cargos na ausência de seus titulares. 

Em 1965 participou da fundação da Companhia Amapaense de Telefones - CAT e, em janeiro de 1966, foi colocado à disposição da companhia para acompanhar a instalação dos equipamentos, permanecendo até o ano de 1974, quando se desligou do governo e passou a fazer parte do quadro de funcionários da CAT, já pertencente ao Sistema TELEBRÁS com a denominação de TELEAMAPÁ. 

Sr. Ivaldo Alves Veras administrou os trabalhos da implantação dos equipamentos telefônicos B-64 da SIEMENS; da primeira rede de cabos telefônicos da cidade de Macapá; instalou o primeiro equipamento PABX do Hospital São Camilo; foi o técnico responsável pela instalação dos primeiros telefones nos Municípios de Amapá, Calçoene, Oiapoque, Mazagão, Chaves e Afuá, dando assistência a todos esses sistemas.

No ano de 1982, foi eleito Operário Padrão da TELEAMAPÁ e, na disputa com operários de outras empresas realizada pelo SESI, foi eleito o Operário Padrão do Território do Amapá. Foi o Pioneiro das Comunicações em Amapá.

Sr. Ivaldo Alves Veras era dotado de um espírito comunitário invejável. Vivia fazendo favores para seus amigos e colegas de trabalho, e quem o conhecia, combatia essa sua forma de agir porque se entendia que estava sendo usado, mas ele nunca entendeu como tal. 

Ivaldo Alves Veras como personagem ilustre do Amapá, teve seu nome imortalizado na avenida onde está construído o Sambódromo, próximo ao Marco Zero do Equador, em Macapá. 

IVALDO VERAS foi um Pioneiro e personagem importante nas comunicações do antigo Território do Federal do Amapá.

Por:
Francisco das Chagas Gonçalves

0 comentários: