Últimas Novidades

A IGREJA DO CÉU

A Chapada da Ibiapaba, na Terra da Luz, composta, na sua essência, pelos municípios de Guaraciaba do Norte, Tianguá, Ubajara, Ipu, São Benedito, Carnaubal e Viçosa do Ceará, é uma região de belezas estonteantes, de tirar mesmo o fôlego de quem se aventura a viajar por aquelas paradisíacas plagas, onde o verde sublime das matas, a singeleza das cachoeiras, o murmúrio suplicante dos regatos, que correm ligeiros, como meninos travessos, brincando ao sol, nas frias manhãs, por entre os buritizeiros, enchem os olhos de encantos mil - e a alma de uma paz imensa digna dos deuses.
Nesta última cidade serrana, acima citada, de charme inigualável, de povo educado e acolhedor, habitada um dia pelos valorosos índios Tabajaras, pertencentes ao ramo Tupi, encontramos, para nosso mais completo deleite, dentre inúmeras construções magníficas (casarões antigos espetaculares), que nos remetem de imediato aos tempos áureos coloniais, a Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, chamada carinhosamente por todos de Igreja do Céu, construída pelo Monsenhor José Carneiro da Cunha, graças à ajuda e cooperação do povo viçosense, batizada pelo bispo de Sobral à época, Dom José Tupinambá da Frota, que se encontra no cimo de um platô, a 900 metros de altitude, descortinando-se uma vista magnífica da urbe, e, até onde a vista alcança, da serra inteira, poema magistral de Deus que se esparrama, solene, pela vastidão do horizonte, deixando-nos mudos de contentamento.
Segundo os moradores mais velhos, o Cristo Redentor, que recebe os visitantes permanentemente de braços abertos, abençoando-os misericordiosamente, foi esculpido pelo italiano Agostinho Ódisio Baomés, em 1939, constituindo-se parte integrante do conjunto arquitetônico desse maravilhoso templo cristão, cujo acesso se faz pelos 334 degraus, ao redor das margens das 15 estações da via sacra, representando o martírio de Jesus Cristo - ou pela estrada asfaltada nas proximidades do cemitério municipal.
Na madrugada do dia 31 de março de 2019, a torre principal da Igreja do Céu desabou. No dia anterior, percebendo que pedaços da estrutura estavam caindo, a guarda municipal isolou o local de visitação, evitando, dessa forma, que turistas e visitantes viessem a se ferir. Atualmente, a capela encontra-se em obras de restauração.
Berço de figuras ilustres da História Nacional, como o eminente jurista Clóvis Beviláqua, cognominado o Santo do Direito Brasileiro, do General Tibúrcio, herói da Pátria na Guerra do Paraguai, e Felipe Camarão, o índio valente que se cobriu de glórias nas lutas pela estruturação política do Brasil, dentre outros, Viçosa do Ceará possui umas das mais ricas trajetórias do Estado, reunindo, em um único cenário, aspectos históricos e pujante natureza, apresentando várias opções para o turismo cultural e de aventura: cachoeiras, grutas, montanhas e até uma rampa natural que permite a pratica de voo livre.
Nada mais poético que uma caminhada, ao amanhecer, pelas ruas da pequena cidade, admirando-se o casario de cores vistosas, espalhados pelas ruas e avenidas, que nos convidam a uma viagem única no tempo, misturados à paisagem urbana moderna, extasiando-se com a singeleza lírica das praças bem cuidadas, belas, além de imponentes igrejas seculares tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Com temperatura variando entre 20°C a 30°C, a cidade convida o visitante a conhecer suas belezas em um passeio tranquilo por suas ladeiras. Nas proximidades da Igreja Matriz, a Casa dos Licores abre alegremente as suas portas para grupos de pessoas que apreciam brindar à vida. Expostas em uma mesa, as doses são degustadas com biscoitos finos ou acompanhadas pela famosa peta (biscoito de polvilho que também leva leite, óleo e água). Normalmente a visita é feita ao som de pífanos, que dão certo ar de bucolismo ao lugar.
As cachaçarias artesanais se espalham pela zona rural de Viçosa. O segredo da cachaça serrana, segundo os fabricantes, é que ela descansa sem pressa em tonéis de madeira, antes do engarrafamento, o que agrega extrema qualidade que a diferencia das demais.
Em julho acontecem os famosos festivais, o que impulsiona bastante o turismo na região. Logo no início do mês, a maior atração de Viçosa é o Festival Mel, Chorinho e Cachaça, cuja criação ocorreu em 2007, sendo, hodiernamente, referência nacional no que diz respeito à participação de grupos de choro de todas as regiões do país. Nada mais espetacular.
Por conta do incremento do fluxo de turistas, a cidade ganhou ares modernos e expressiva força econômica, ofertando, a quem a visita, a ponte poética que liga permanentemente o passado ao presente, estampada na singeleza do seu parque urbano, que a todos encanta.
Viçosa do Ceará! Poesia radiante de Deus que sublima a alma. Quem a vê, nunca mais a esquece!


AVELAR SANTOS
A/S CAMOCIM-CE


Fonte:

0 comentários: