Últimas Novidades

Autobiografia


Sou o poeta João Ribeiro de Morais, que nasceu no sitio Aracáis, Distrito de Ibuaçú em Granja-CE.

Eu fui uma criança feliz, comecei a trabalhar com 8 anos de idade, não tive o direito de estudar, brincar, nunca comemorei meu aniversário, nunca ganhei um presente. 

Eu tinha muita vontade de estudar para ser jornalista como eu tinha o dom poético seria fácil aprender com apenas um mês de escola na localidade Santana de cima na propriedade do sr. Raimundo Ângelo, a sua filha professora Ivonete foi a minha primeira e única professora, cidade Capitão de Campo-Piauí.

Com 33 anos de idade comecei a cantar, e foi roçando capoeira de algodão que comprei a primeira viola, do amigo Benedito neguinho e voltei para casa e quando cheguei à casa da minha mãe eu comecei a cantar o poema "Adeus do filho querido" que mamãe gostava muito, ela me ouviu cantar e quando acordou, começou a chorar e eu disse mamãe eu vou cantar, pois Deus te abençoe meu filho. Logo depois eu fui convidado a participar de um programa de violas na Rádio Santana de Tianguána apresentação do poeta João Andrade - paraibano, depois fundaram a rádio Pinto Martins em Camocim. 

O poeta Damião Libório me chamou e me convidou através do rádio para eu ser titular do programa "viola da minha praia" ao seu lado. Eu estava em dupla com o poeta José Fontenele aí ele ficou triste, mas me disse - vá poeta, e nos despedimos um do outroe eu viajei para camocim cidade praiana, trabalhamos juntos por poucoi mais de um ano, foi quando fundaram a rádio União. Foi quando eu comprei um horário, o programa "violas de ouro" e chamei o poeta João Faustino e fizemos muito sucesso. Apreidi a ler, lendo diversas caligrafias no rádio, graças a Deus hoje já escrevi dois livros, o primeiro "O Nordestino cantador" e o segundo Cantador versos e viola". Trabalho atualmente na cultura de Granja lendo e vendendo livros, bíblia e outros mais, escrevendo poemas e histórias poéticas, desde 2012, na administração do prefeito Romeu Aldigueri.

E ensinando as crianças poesias rimadas, metrificadas e gêneros poéticos.


Fonte:
Texto retirado do livro "João Ribeiro - Cantador versos e prosas".

0 comentários: