Últimas Novidades

Cairo Pessoa Martins


CENTENÁRIO DE CAIRO PESSOA MARTINS
CAIRO PESSOA MARTINS (1919-2001).

Comerciante,
Nasceu no dia 10 de Abril de 1919, na cidade de Granja, Ceará. Era o quinto filho de Francisco Martins dos Santos e de D. Regina Pessoa Martins. Possuía como irmãos: Lauro Pessoa Martins, Maria Regina Pessoa Martins, Francisco Martins Filho, Dóris Pessoa Martins, Dulce Pessoa Martins, Ivan Pessoa Martins, Francisco Martins Filho e José Carlos Pessoa Martins.

Cairo Martins passou a infância em sua cidade, indo para Fortaleza aos 16 anos de idade (em 1935), onde trabalhou na firma “LP Martins & Cia”, sendo representante dos laboratórios farmacêuticos “Millet, Roux e Villela”, regressando em julho de 1937. Em dezembro do mesmo ano, foi para a cidade de Parnaíba, Piauí, onde trabalhou com o Sr. Celso Nunes, como comandante de um navio a vapor sobre o Rio Parnaíba.

Retornou à sua terra natal em 1940, passando a trabalhar na farmácia que viria a ser seu futuro sogro, Hugo Porfirio da Mota. Em 1950, passou a comercializar tecidos, tendo como sócio o seu pai (Francisco Martins dos Santos).

Contraiu matrimônio com a Sra. Nila da Silveira Mota (filha de Hugo Mota e Arzilia da Silveira Mota) em 26 de outubro de 1948. Desta união nasceram 5 filhos, a saber: Francisco Martins Neto, Regina Arzilia Mota Martins, Cairo Martins Júnior, Cândida Emília Mota Martins e Hugo Victor Mota Martins. Todavia, ficou viúvo em 23 de julho de 1958

Ingressou na vida política, sendo vereador por duas legislaturas (1951-1954 e 1955-1958), foi também Secretário de Administração na gestão do prefeito Dr. Juarez Cruz de Vasconcelos, se tornando figura admirada e querida por todos, inclusive no meio político do Estado (tornando-se amigo particular do ex-governador José Parsifal Barroso). Era uma pessoa de uma gentileza exemplar, um verdadeiro cavalheiro.

Contraiu segundo matrimônio no dia 22 de outubro de 1963 com a Sra. Maria Antonieta de Oliveira Martins (filha de Antônio Pereira de Oliveira e de Albertina Dias de Oliveira), de cuja união nasceram Alberto Carlos de Oliveira Martins e Tereza Cristina de Oliveira Martins.

Em 1974, trocou o ramo comercial de tecidos pelo de medicamentos, inaugurando a “Farmácia São Francisco”, localizada no Mercado Público da cidade de Granja. Atualmente se encontra sob a administração de seu filho, Alberto Carlos.

Cairo Martins, também conhecido como Mestre Cairo, faleceu em Fortaleza-CE, no Hospital Prontocárdio, vítima de uma parada cardiorespiratória, no dia 06 de junho de 2001. Está sepultado no jazigo da Família Pessoa Martins, no cemitério São João Batista, na cidade de Granja.

Fonte:
Página retirada do Facebook

0 comentários: