Últimas Novidades

Raimundo Evaldo Ponte


Raimundo Evaldo Ponte - nascido nesta cidade (Granja) em 17 de maio de 1922, filho de Francisco Osmundo Ponte e Joana Teles Gouveia Ponte. Fez seus estudos no Ginásio São João, Liceu do Ceará e bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, por onde colou grau em 1945 (Turma Clovis Bevilaqua). 


Depois de formado, e mediante concurso público de provas e títulos, ingressou no Ministério Público Estadual. Foi Promotor de Justiça nas Comarcas de Codó e Coroatá, no Estado do Maranhão, e como também de Caucaia, Senador Pompeu e de Fortaleza, no Ceará.



Como político; na eleição de 7 de dezembro de 1947, Dr. Evaldo disputou a prefeitura de Granja com Francisco Gonzaga de Sousa, mas não obteve êxito.

Em 1958 foi nomeado Advogado de Oficio da Auditoria Militar do Ceará, por critério de aproveitamento legal e, nessa qualidade, representou a justiça militar cearense em congresso de direito penal militar, realizado na cidade do Rio de Janeiro, comemorativo do Sesquicentenário da criação da justiça militar brasileira.



Apresentou, naquela ocasião, tese subordinada ao título “O SURSIS E SUA AUSÊNCIA NA LEGISLAÇÃO PENAL MILITAR”, trabalho que, por sua importância, mereceu aprovação unanime dos congressistas, inclusive com a recomendação de que, na legislação futura – fato que realmente depois ocorreu – fosse incorporado ao direito castrense. Recebeu ao término do congresso, onde foi laureado, a Medalha do Mérito Jurídico Militar (grau de distinção).



Integrou, como membro fundador, por dois mandatos consecutivos, o Egrégio Conselho de Contribuinte do Estado, órgão judicante em matéria fiscal e fazendário.



Foi filiado à Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Ceará, e ali exerceu, por eleição, os cargos de vice-presidente do Conselho da O.A.B. e membro do Tribunal de Ética.



Foi também Diretor Administrativo do Banco do Estado do Ceará, S.A – BEC – no período de 1973/75. Presidente da Comissão Executiva do Diretório da Aliança Renovadora Nacional – ARENA – do Município de Fortaleza. Ocupou, em comissão, o cargo de procurador junto ao Conselho de Contas dos Municípios – C.C.M. no período de 1975/1977.



Por ato de 17 de Novembro de 1977 foi nomeado ao cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Ceará, onde tomou posse no dia 21 do mesmo mês, vaga deixada pelo Dr. Ernando Uchoa Lima, permanecendo no exercício do referido cargo até o dia 14 de junho de 1983, ano que se aposentou.



Retornou às lides advocatícias, atuando na área criminal, em que sempre se destacou como um dos melhores.



O Dr. Raimundo Evaldo Ponte, foi um cidadão muito benquisto no meio advocatício e social, onde desfrutou, em razão de seus reconhecidos méritos profissionais, o respeito e estima dos seus concidadãos.



Como disse um amigo, "as palavras jorravam da boca, mas provinham do coração". Advogou "enquanto a saúde deixou". Faleceu em 2008, aos 86. Foi quando, como disse o poético amigo, "o velho sabiá (dos tribunais do Ceará) silenciou".



Por

Francisco das Chagas Gonçalves

0 comentários: