Últimas Novidades

Francisco Gonzaga de Sousa


Francisco Gonzaga de Sousa – nasceu na fazenda Jurema no atual distrito de Pessoa Anta (Granja) no dia 21 de junho de 1902 e faleceu em Granja no dia 13 de abril de 1972. Era o quarto filho do casal Joaquim Francisco de Sousa e Inocência Maria de Sousa. 


Foi comerciário, agropecuarista, funcionário público, comerciante, industrial e político.


Francisco Gonzaga de Sousa, em 1916 com o propósito de melhorar seus estudos primários, muda-se para Granja e trabalha como auxiliar do comércio até o ano de 1927.


De 1928 a 1930 foi diretor de Mesa de Rendas Estadual. Deixando a direção da Mesa de Renda (coletoria), para a lida de suas atividades agropastoris, funda uma pequena empresa para comercializar produtos extrativos da região. Posteriormente funda uma pequena serraria.


Foi uma figura política relevante e das mais expressivas de Granja onde iniciou a vida pública. Eleito Vereador em 1936, depois assumindo a Presidente da Câmara Municipal de Granja.


Em 1937 em razão da renúncia do então Prefeito Francisco Félix Fragoso assumiu a prefeitura e ainda no mesmo ano de 1937 foi nomeado Prefeito Municipal pelo então Interventor Estadual Dr. Meneses Pimentel, ficando no cargo até junho de 1945. Em 1946 volta a Prefeitura, com o regime ditatorial arregimentado (Estado Novo) afasta-se do cargo no ano seguinte, para disputar pelo voto direto a Prefeitura, sendo eleito para o período de 25 de março de 1947 a 25 de março de 1951. Em 1950 apresenta candidato próprio e mercê de seu prestígio pessoal consegue eleger seu sucessor. Em 1954 concorre novamente e, é eleito Prefeito pela segunda vez para o período de 25 de março de 1955 a 25 de março de 1959. Em 1962 concorre ao cargo de Vice-prefeito e mais uma vez é eleito. As administrações de Francisco Gonzaga de Sousa ficaram marcadas na luta por uma educação melhor, pela assistência social aos pobres.


Francisco Sousa jamais deixou de amparar os necessitados e carentes.


- O senhor Francisco Sousa (na intimidade CHICO SOUSA) - foi um homem forte, nunca se deixou abater pelas vicissitudes da vida; simples, nunca usou da ostentação; idealista; direto e franco com as pessoas; correto, nunca envergonhou seus descendentes, parentes, amigos e conterrâneos.


Por:
Francisco das Chagas Gonçalves

0 comentários: