Últimas Novidades

A PEREGRINAÇÃO VICENTINA

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
A PEREGRINAÇÃO VICENTINA AO SANTUÁRIO DE N. SRA. DO LIVRAMENTO DO PARAZINHO

Neste final de semana é realizada, da Granja ao Parazinho, a tradicional Peregrinação Vicentina.

Trata-se de uma manifestação de religiosidade popular que acontece desde o ano de 1911 (a primeira peregrinação vicentina foi realizada no dia 05 de novembro de 1911, por coincidência, este ano a data caiu também no dia 05 de novembro). 

Muitos dizem que a Peregrinação é em devoção e veneração a São Vicente de Paulo, por isso ser ela chamada de Vicentina; mas na verdade não é bem assim. Ela recebe este nome pelo fato de que, em seus primórdios, ela era realizada pela Conferência de São Vicente de Paulo (os membros desta Conferência eram conhecidos por "Vicentinos"), um grupo da igreja matriz da Granja que realizava um trabalho de assistência aos pobres da comunidade. Ou seja, era uma peregrinação que os Vicentinos da matriz da Granja faziam à capela do Parazinho, como também havia uma outra peregrinação chamada de Peregrinação Mariana (esta era realizada pela Congregação Mariana de Moços e Pia União das Filhas de Maria da matriz da Granja no dia 15 de agosto). 

O próprio Pe. Vicente Martins da Costa (idealizador da peregrinação vicentina) publicou no livreto da festa do Parazinho do ano de 1926: 

"O dia da peregrinação vicentina é outro dia de festa para os devotos de N. Senhora do Livramento que costumam ir em romaria à milagrosa capella do Parasinho." 

"O altar da milagrosa imagem nesse dia acha-se festivamente ornamentado e toda capella fica repleta de piedosos crentes vindos de differentes pontos do municipio, que desejam associar-se aos abençoados peregrinos."
"A peregrinação vicentina é, pois, outra festividade pia, que de anno a anno vae se tornando notável, enchendo as almas dos melhores sentimentos de piedade e do mais vivo reconhecimento a celeste intercessão de N. Senhora do Livramento."

Vale a pena notar que, originalmente, a peregrinação vicentina era realizada à cavalo, como ainda hoje acontece no primeiro domingo de novembro, onde numerosos grupos de cavaleiros se dirigem ao Santuário do Parazinho. Pe. Vicente Martins apresenta com detalhes o ritual original da peregrinação:

"Os vicentinos juntamente com os devotos de N. Senhora assistem às 4 horas da manhã a missa que é celebrada na Matriz de Granja e em que se fazem as primeiras orações da benção dos peregrinos. 

Em seguida reunidos ao pé do cruzeiro, partem todos á Cavallo conduzindo um estandarte de N. Senhora e rezando o terço da Bem-aventurada Virgem durante todo decurso da Viagem. 

A distancia a vencer é de quase quatro léguas."

"As sete horas da manhã os peregrinos dão entrada solemne no festivo Povoado, sendo dissolvida a peregrinação depois da missa, em que é dada a benção dos peregrinos."

Nessa época a Peregrinação acontecia apenas no primeiro domingo de novembro. Atualmente, além do primeiro domingo de novembro, que é realizada a peregrinação a cavalo, há o sábado onde as pessoas fazem a peregrinação a pé. Sendo assim, desde as primeiras até as últimas horas do sábado que precede o primeiro domingo de novembro, é comum vermos pessoas percorrendo o percurso Granja-Parazinho a pé. Sobre esse costume Pe. Vicente Martins escreveu que:

"Na tarde de véspera muitos de Granja costumam ir de pé, pernoitando a duas léguas em Matto Grosso para no dia seguinte ao amanhecer entrarem no povoado; outras de automóvel partem da cidade pela manhã, e de toda parte pelas estradas passam aos pequenos bandos sertanejos devotos em direcção do Parasinho."

Atualmente a Paróquia do Parazinho realiza uma semana de cerimônias religiosas preparando a comunidade para a grande celebração da Peregrinação. Essa semana religiosa é concluída com um tríduo em homenagem a São Vicente de Paulo, padroeiro da já extinta Conferência Vicentina.

Fonte: https://www.facebook.com/secretariadeculturadegranja/posts/1486727348110083

0 comentários: