Últimas Novidades

Dona Generosa Fontenele

O CENTENÁRIO DE VIDA ETERNA DE ROSA GENEROSA FONTENELLE

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

A MATRONA DA “FAMÍLIA BARCELOS”


Homenagem póstuma!

Neste dia 22 DE ABRIL / 2019, como estudante da genealogia das famílias povoadoras do município da Granja, a propósito, presto homenagem a matrona da família BARCELOS em celebrar através desta postagem, o aniversário dos cem anos de sua morte.

- Meus amigos, lhes digo: Há seres humanos que, pela grandeza de que se revestem e pela importância da obra que realizam, transcendem o tempo que lhes é dado viver. Assim foi com dona ROSA GENEROSA FONTENELLE, nascida em julho de 1845, filha de Antônio Honorato Fontenelle e de sua mulher Dona Angélica Maria de Jesus. Neta paterna; do Tenente Inácio João de Barcellos(sobralense) e de Rosa Maria Fonteneilles (viçosense). Neta materna; de Jacinto Alves Passos e de Maria Alves de Jesus (DONA MARICÁ) a afamada “Maria Alves das Pedras de Fogo” a matriarca da família “ALVES” e de outras conexões familiares, da região da Granja.

- D. ROSA casou-se em 20 de janeiro de 1863, com seu primo, o major INÁCIO JOÃO DE BARCELOS -“Neto” (homônimo de seu avô paterno). – Nascido em 1837. Filho de seu tio paterno; João Fontenelle (JOÃO DAS COVAS) e de dona Maria Joaquina Fontenelle. Neto paterno; do Tenente Inácio João de Barcellos e de dona Rosa Maria Fonteneilles. Neto materno; de Guilherme José Fontaneilles e de Ana Joaquina do Rosário.

- O casal residiu inicialmente na Barra e depois fixou-se na fazenda “Detrás do Morro”. Esta fazenda hoje é inexistente, em seu local (tapera) existe um marco que é de uma arvore de grande copa, bem conhecida na região, chamada Tamarindeiro, a qual, chama atenção pela sua beleza, e que fica a direita aos que passam pela estrada hoje asfaltada de Granja a Vila de Santa Terezinha- Distrito de Pessoa Anta, distante da referida Vila 7 quilometro, e disto para cidade de Granja 28 Km.

O major INÁCIO JOÃO DE BARCELOS “Neto”, faleceu a 18 de novembro de 1884, ás seis horas da tarde (18:00h.) em casa de sua fazenda, aos 47 anos de idade, e foi sepultado no cemitério São José na cidade de Granja, as três horas da tarde do dia seguinte.

- A Exma. Sra. Dona Rosa Generosa Fontenelle a veneranda matrona, então que foi, era estimada por todos quanto a conheciam, deixou pelos seus atos caritativos inúmeras pessoas que bem-diziam a sua memória. Foi esta digníssima senhora que doou (em 02/07/1905) uma parte de terra (data Genipapo) ao patrimônio de São Miguel (padroeiro do Povoado de São Miguel - Distrito de Pessoa Anta –Granja-CE.).

- A então respeitável senhora, faleceu em sua fazenda no dia 22 DE ABRIL DE 1919, aos 74 anos de idade, e foi sepultada em Granja tendo o seu enterro um seleto acompanhamento.

- Do enlace matrimonial o casal teve nove filhos; mas duas filhas, MARIA e ROSA faleceram pequenas, como também um filho varão por nome INÁCIO BARCELOS que faleceu aos quatros anos de idade. Portanto eis a relação dos nomes dos seis filhos, então existentes: Que foram os seguintes:

01) – JOÃO INÁCIO DE BARCELOS – Casado com Adelina Maria (Magalhães) de Barcelos.

02) – JOSÉ INÁCIO DE BARCELOS (Zeca Serrote) – C. c. Maria Estelita de Barcelos (D. MARIQUINHA).

03) – MANUEL INÁCIO DE BARCELOS – C. c. Angélica Carneiro Fontenele.

04) – ROSA ANGÉLICA FONTENELE DE BRITO - C. c. Capitão João Saldanha de Brito.

05) – ANA SALDANHA DE BARCELOS (Naninha) – C. c. Major Sebastião Saldanha de Brito.

06) – MARIA INÁCIA FONTENELE (Marica) - C. c. João Evaristo da Cunha Fontenelle (JOÃO DA CUNHA).

Por:
Francisco das Chagas Gonçalves

0 comentários: