Últimas Novidades

Humberto de Campos

VOCÊ SABIA, QUE O ESCRITOR, JORNALISTA E POLITICO HUMBERTO DE CAMPOS PERMANECEU POR MESES NA CIDADE DE GRANJA?

HUMBERTO DE CAMPOS – nascido a 25 de outubro de 1886 no então município maranhense de Miritiba – hoje batizado com o seu nome. E falecido a 05 de dezembro de 1934, no Rio de Janeiro-RJ. Era de origem humilde, era filho de Joaquim Gomes de Farias Veras e Ana de Campos Veras.

O glorioso escritor nacional, foi membro da Academia Brasileira de Letras, e uma das figuras mais impressionantes das nossas letras.

Humberto vindo do Pará, chegou na Granja em maio de 1906, enviado pelo seu amigo granjense José Teles residente em Belém-PA, aos cuidados de seu cunhado em Granja José Quariguasi da Frota – tabelião; criador abastado. Que acolheu condignamente. O objetivo de sua estada em Granja, foi que na época Humberto já andava com a saúde profundamente abalada pois fazia pouco tinha deixado a selva onde, por alguns anos exercera suas atividades como simples caixeiro de um barracão nos seringais. E necessitava de um clima saudável para uma estação de repouso. Então foi-lhe aconselhado o de Granja – Ceará. E assim o fez mandado pelo seu amigo José Teles - como disse, que era de Granja, filho do português Joaquim Correia Teles.

 - Anos depois em 1911, Humberto de Campos esteve novamente em Granja, e mais uma vez foi hospede do cidadão José Quariguasi da Frota que tão fidalgamente o acolheu por tanto tempo.

Por:
Francisco das Chagas Gonçalves


0 comentários: