Últimas Novidades

José Elias da Costa - Coronel



JOSÉ ELIAS DA COSTA (coronel) – distinto granjense que foi vulto altivo e nobre, que sempre trilhou na senda reta do dever e da honra, que soube servir, amar e engradecer sua terra. Nasceu em Granja no dia 20 de julho de 1868, filho de João Teixeira da Costa e de dona Cândida Maria da Conceição.

COMERCIANTE, POLÍTICO E MILITAR. O cidadão José Elias da Costa de 1900/1901, na época alferes; fez parte da diretoria de uma benemérita associação, com a denominação de CLUB GRANJENSE, onde foi presidente e tesoureiro. Além de comerciante assumiu várias funções públicas. Por nomeações, foi duas vezes delegado de polícia da Granja.

Por ato presidencial de 18 de janeiro de 1890, foi nomeado 9º Membro do Conselho da Intendência da Granja no período de 4 de junho de 1891 a 9 de janeiro de 1892. Como político fez parte da edilidade granjense, intendente e enfim prefeito do município da Granja. Foi nomeado prefeito de Granja pelo presidente do Estado, Benjamin Liberato Barroso em 17 de dezembro de 1914, e tomou posse em 03 de janeiro de 1915, e dando por termino seu mandato em 14 de outubro de 1919. Portanto foi o primeiro cidadão granjense a receber o cargo de PREFEITO, por nomeação, do município de Granja, pelo então, novo sistema (republicano) de governo. Isso ocorreu, mediante a Lei nº 1.190 de 5 de agosto de 1914, que fez extinta a denominação de INTENDENTE, e em substituição cria a de PREFEITO (no momento dessa transição de Intendente-Prefeito, quem estava no governo municipal de Granja era o Cel. Felino Laurindo da Silveira).

O coronel JOSÉ ELIAS DA COSTA era casado com dona Elvira Cavalcante Costa – e do enlace houve os oito filhos seguintes:
 
1 – MARIA EDITE FONTENELLE – Casada com José Barcelos Fontenelle.
JOSÉ CAVALCANTE COSTA;
2 – ANTONIO ELISIO DA COSTA; 
3 – JOÃO MONTEZUMA COSTA – casou-se com Edméa Dias Costa.
4 – LAFAYÉTE SODRÉ COSTA – Este foi vice-prefeito de Granja. Casado que foi com
5 – Juraci Passos de Araújo.
6 – CÂNDIDA MARIA COSTA DE MENESES – Casada com Antônio Rodrigues de Meneses.
7 – WALTER CAVALCANTE COSTA;
8 – MARIA JOSÉ COSTA.

Por:
Francisco das Chagas Gonçalves

0 comentários: