“Vi afinal a ponte, esse colosso da indústria moderna,
incontestavelmente a mais linda, senão a mais gigantesca do Império Brasileiro.
É trabalho americano, saído das oficinas de Phoenixville Brigde Works, perto da
Filadélfia. O vão da ponte sobre o rio Camocim é de 112m, formado por dois vãos
de 56m cada um, tendo no meio um pilar de dois metros de grossura.
Os encontros
das margens são construídos de cantaria com argamassa de cimento, e ambos
montam sobre a rocha. O pilar no centro com 6,70m de altura até as primeiras
peças de ferro, além da sapata de 0,50m, acha-se colocada no lugar da antiga
“Pedra do meio”, a qual foi arrasada por não oferecer base suficiente. Esse
pilar é construído de pedras de grande volume, tendo algumas mais de dois
metros cúbicos. Seu volume total é de 150m e pesa 405 toneladas.
Custou nos EUA
46 contos de Réis. Tem ela de comprimento 56,46m entre os pinos extremos, e
acha-se fixa sobre o pilar do centro. É na verdade aquele viaduto justo motivo
de entusiasmo para os filhos de Granja, e por isso ao visitante que aqui
desembarca, logo depois de qualquer apresentação perguntam com certa ufania: Já
viu a ponte?."
Fonte: André Frota de Oliveira. Livro a Estrada de Ferro de Sobral,
1994, pag. 64 e 67.
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