Autobiografia de João Ribeiro de Morais.
Sou o poeta João Ribeiro de Morais, que nasceu no sítio Aracáis, distrito de Ibuaçú em Granja-CE.
Eu fui uma criança feliz, comecei a trabalhar com 8 anos de idade, não tive o direito de estudar, brincar, nunca comemorei meu aniversário, nunca ganhei um presente.
Eu tinha muita vontade de estudar para ser jornalista. Como eu tinha o dom poético, seria fácil aprender com apenas um mês de escola na localidade Santana de Cima, na propriedade do sr. Raimundo Ângelo, a sua filha, professora Ivonete, foi a minha primeira e única professora na cidade Capitão de Campo-Piauí.
Com 33 anos de idade, comecei a cantar, e foi roçando capoeira de algodão que comprei a primeira viola, do amigo Benedito Neguinho, e voltei para casa. Quando cheguei à casa da minha mãe, eu comecei a cantar o poema.
"Adeus do filho querido",
Que mamãe gostava muito.
Ela me ouviu cantar e, quando acordou, começou a chorar. Eu disse:
"Mamãe, eu vou cantar, pois Deus te abençoe, meu filho."
Logo depois, eu fui convidado a participar de um programa de violas na Rádio Santana de Tianguá, na apresentação do poeta João Andrade - paraibano. Depois, fundaram a rádio Pinto Martins em Camocim.
O poeta Damião Libório me chamou e me convidou, através do rádio, para eu ser titular do programa "Viola da Minha Praia" ao seu lado. Eu estava em dupla com o poeta José Fontenele, aí ele ficou triste, mas me disse - vá, poeta, e nos despedimos um do outro e eu viajei para Camocim, cidade praiana.
Trabalhamos juntos por pouco mais de um ano, foi quando fundaram a rádio União. Foi quando eu comprei um horário, o programa "Violas de Ouro", e chamei o poeta João Faustino, e fizemos muito sucesso.
Aprendi a ler, lendo diversas caligrafias no rádio. Graças a Deus, hoje já escrevi dois livros: o primeiro, "O Nordestino Cantador", e o segundo, "Cantador, Versos e Viola".
Trabalho atualmente na cultura de Granja, lendo e vendendo livros, bíblias e outros mais, escrevendo poemas e histórias poéticas, desde 2012, na administração do prefeito Romeu Aldigueri.
E ensinando as crianças poesias rimadas, metrificadas e gêneros poéticos.
Fonte: Texto retirado do livro "João Ribeiro - Cantador, versos e prosas".
0 Comentários