Informações extraídas de trabalho sobre os 150 anos de arquitetura metálica no Ceará.
Fonte: http://www.construmetal.com.br/2006/arquivos/150%20Anos%20da%20Arquitetura%20Met%E1lica%20no%20Cear%E1.pdf
Sua
inauguração ocorreu em 15 de janeiro de 1881, como parte da primeira etapa da
construção da Ferrovia Camocim-Sobral. Sua estrutura metálica, toda ela
comprada no Estado da Filadélfia, nos Estados Unidos, acabou indo parar, por
engano, na região de Paulo Afonso, na Bahia, onde também estava sendo concluída
uma ponte semelhante, sobre o leito do Rio São Francisco. Logo que constatou o
engano, a empresa SUNGLEHUST CO., responsável pela importação do material, fez
chegar até aqui todo material adquirido, trazido pela barca inglesa GAYRE
BELLE, que aportou em Camocim em 28 de janeiro de 1880. A nossa bela Ponte
Metálica, fabricada pela empresa americana PHOENIXVILLE BRIDGE WORKS, foi
comprada por 47 “contos”, pesa 405 toneladas, mede 112 metros de cumprimento,
divididos em dois vãos de 56,46 metros, tendo ao cetro um pilar com 6, 70
metros de altura.
Informações de Raimundo Pompe
Magalhães - Pesquisador da historiografia granjense.
http://www.granjahoje.com/2012/06/granja-historias-e-riquezas/
http://www.granjahoje.com/2012/06/granja-historias-e-riquezas/
A construção da Ponte Metálica de Granja em detalhes.
Para a construção da Ponte de Granja, a qual compõe-se de dois
encontros e um pilar, foi necessário se arrastar a grande rocha que havia no
meio do rio; ali levantou-se então o pilar da ponte, sendo as pedras
aproveitadas para os trabalhos de cantaria nele empregados.
Não somente o pilar, como também os dois encontros da ponte, são
construídos em fiadas de 06,0m de altura, com pedras de grandes dimensões,
algumas destas tem até 2m cúbicos.
O pilar é mais alto que os encontros, como nos informa o Relatório com que o Dr. José Júlio
passou a Presidência da Província a seu sucessor, Conselheiro José Augusto de
Pádua Fleury, empossado em 2 de julho de 1880. Isto deve-se ao fato de haver
diferença de altura entre as margens e o centro do rio. Em abril de 1880 se
teve que interromper os trabalhos de assentamento de pedras do pilar devido às
enchentes.
Tratava-se, contudo, nos encontros da ponte, nas duas margens do rio.
No encontro da margem direita já se começava o assentamento da sapata. Grande
parte das pedras necessárias já estava sofreu pronta, sendo elas transportadas
sobre trilhos, assentados com essa finalidade. As pedras eram extraídas do
Acauã, excelente pedreira que distava 1 km além do rio. O trabalho de assentamento
dos trilhos sofreu interrupções em junho de 1879 devido à falta de material; porém,
nos últimos dias de dezembro e no decurso de janeiro de 1880 aportaram em
Camocim alguns navios carregados com trilhos, acessórios. Pontes e diversos
outros materiais, dando-se, assim, continuidade a construção da ferrovia.
Vale aqui ressaltar a bela ponte de Granja, sobre o rio Coreaú, desde
há muito esperada, havia sido enviada, por engano, para a Estrada de Ferro de
Paulo Afonso. Tal fato foi comunicado ao Presidente da Província, Dr.
Albuquerque Barros, pela firma Singlehurst,
responsável pela importação da ponte; acrescenta a firma, porém, que ela já se
encontrava em viagem de Penedo para Camocim.
Fonte: André Frota de Oliveira. Livro a Estrada de Ferro de Sobral,
1994, pag. 62, 63 e 64.
FOTOS DA PONTE METÁLICA
Imagens da Internet.
7 comentários:
Nossa, to impressionado! Mt bom esse texto. Tb tenho alguns textos vídeos que talvez te interesse ou aos seus leitores:
Correia transportadora, Fabricação de estruturas metálicas, Pontes metálicas, Pontes rolantes, Pivô central, Correia transportadora. Obrigado. Grd abço!
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Muito bom este blog! A matéria sobre a ponte metálica e as fotos raras são maravilhosas! Parabéns pelo trabalho!
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Muito bom
Nossa muito bom huma história muito emprecionate
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