PONTE
METÁLICA
Sua
construção foi consequência de outra de porte bem maior; o Ramal Ferroviário
Camocim-Sobral, diligência do Governo Imperial, com o propósito fundamental de
socorrer os castigados da seca, que começou em 1877, porém a parte já planejava
essa construção desde 1857, mas com trajeto Camocim-Ipu.
Famosa,
bela, complexa, simples, assim é a Ponte Metálica, que foi inaugurada no dia 15
de janeiro de 1881, juntamente com o primeiro trecho da ferrovia que tinha 24
km prontos.
A
Ponte Metálica, tem a extensão total de 112 metros, constituído por 2 vãos de
56 cada um. Entre esses, existe um pilar, para cuja construção foi necessário
arrastar uma grande rocha que se encontra no meio do rio, sendo aproveitadas
suas pedras para os acabamentos.
Foi
construída nas oficinas das Phoenixville Bridge Works, Filadélfia, Estados
Unidos.
Hoje
ela conserva sua cor original, sendo contado pelos moradores que já possuía cor
prateada, mas sua primeira cor, como já foi citado é a atual: vermelho
ferrugem.
Um
dos pontos turísticos mais importantes da cidade, hoje sem os trilhos da
ferrovia, tornou-se um dos pontos de maior orgulho para os granjenses, nosso
cartão postal.
|
PEDRA DA PIRIQUARA |
|
AÇUDE GANGORRA |
|
VISTA AÉREA - Matriz São José |
|
PIRAPORA - UBATUBA |
______________________________________________________________
2 comentários:
otimo obrigado
GRANJA é bela por natureza
Postar um comentário